Os processos sempre podem ser aprimorados, em busca de maior eficiência, velocidade ou qualquer outro indicador de desempenho. Diversas metodologias de aprimoramento de processos tem sido propostas, desde que Taylor inventou a administração cientifica. Uma das metodologias mais conhecidas e polêmicas recebeu o nome de reengenharia.
Reengenharia
Na década de 1980, a reengenharia foi um marco para a divulgação da administração de processos e do aprimoramento de processos. O autor desse conceito foi Michael Hammer, que o divulgou no artigo Promovendo a reengenharia do trabalho: não automatize, destrua. Nesse contexto, Hammer usa o verbo to reengineer (sem equivalente em pportuguês; ficaria "reengenheirar" se fosse traduzido literalmente) com o sentido de reformar a maneira de conduzir os negócios Hammer afirmava que a tecnologia da informação tinha sido usada de forma incorreta pela maioria das empresas. O que elas faziam, geralmente, era automatizar os processos de trabalho de forma como estavam projetados. Elas deveriam, em vez disso, redesenhar os processos.
A reengenharia firmou-se como proposta de redesenhar a organização em torno de seus processos, para torná-la mais ágil e eficiente. Moreira (1994) apresentou a reengenharia como uma proposição audasiosa:
" Fazer reengenharia é reinventar a empresa, desafiando suas doutrinas, práticas e atividades existentes, para em seguida, redesenhar seus recursos de maneira inovadora, em processos que integram as funções departamentais. Esta reinvenção tem como objetivo otimizar a posição competitiva da organização, seu valor para os acionistas e sua contribuição para a sociedade."
Metodologia do redesenho de processos
O princípio fundamental do aprimoramento dos processos é o redesenho de processos. Para aprimorar um processo, deve-se fazer sua análise, identificar seus pontos fracos e propor um desenho ou formato mais eficiente. O processo redesenhado é monitorado, para que novas oportunidades de aprimoramento sejam identificadas. Todas as metodologias já existiam, como a própria administração cintífica e o kaisen dos japoneses, antes da reengenharia. Outra proposição importante foi a metodologia Six Sigma.
A expressão Six Sigma foi originalmente introduzida pela Motorola no início da década de 1980 para designar seu programa de excelência de capacidade de processos que proporciona um desempenho de qualidade superior, com índice de 3,4 partes por milhão (PPM) de produtos defeituoso (ou defeitos). Diversas empresas adotaram o modelo de excelência Six Sigma, tais como a General Eletric, Boeing, DuPont, Toshiba, IBM, Seagate e muitas outras.
O método Six Sigma baseia-se no entendimento das exigências dos clientes para aprimorar a qualidade dos sistemas, produtos, serviços e processos da organização em todas as suas funções: produção, desenvolvimento de produto, marketing, vendas, finanças e administração. O objetivo final é o aumento do desempenho financeiro da organização.
Fonte: livro: Teoria Geral da Administração - Antonio Cesar Amaru Maximiano
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