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segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

O DNA dos excelentes profissionais




     "Um excelente profissional não é um líder, mas um líder que aprendeu, não é um gestor pronto, mas um gestor construído. Bons profissionais são atropelados em um mercado competitivo, só os excelentes sobrevivem. 
     Mas o que é ser um excelente profissional?
     Não é o que mais trabalha, é o que mais pensa. Não é oque é previsível, mas o que surpeende. Não é o que repete comportamentos, mas o que se reinventa. Não e o que engessa a mente, mas o que liberta a imaginação.
     1° hábito: Bons profissionais fazem tudo que lhe pedem, enquanto excelentes profissionais surpreendem, fazem além do que lhe solicitam.
     Um bom profissional vive em cárcere da rotina, não tem flexibilidade, só consegue andar se tiver um mapa. Tem medo de falhar, ser criticado, ter novas atitudes. Um excelente profissional tem ginga, é ousado, criativo, inovador, perspicaz. Um bom profissional descobre o óbvio, um excelente deixa fluir o raciocínio e descobre o novo.
     2° hábito: Bons profissionais corrigem erros, enquanto excelentes os previnem.
     Os novos tempos exigem um liderença especializada em previnir crises e não em corrigi-las. Um bom profissional desconhece a arte da dúvida, suas verdades são inquestionáveis, é um deus à procura de servos, enquanto um excelente profissional sabe que é um ser humano imperfeito vivendo em um ambiente imperfeito.
    3° hábito: Bons profissionais executam ordens, enquanto excelentes pensam pela empresa.
    Os que obedecem a ordens só enxergam a crise depois de instalada, mas o que pensam pela empresa percebem seus sinais antes que elas surja. Bons profissionais vivem o presente; excelentes, planejam o futuro.
    4° hábito: Bons profissionais são individualistas, enquanto excelentes trablham em equipe, lutam pelo cérebro da empresa.
     Profissionais excelentes sabem que trabalhar em equipe é mais do que estar juntos, é cruzar mentes. Sabem que é mais do que se sentar um na frente do outro e emitir opiniões, mas deixar fluir o pensamento, construir uma mesa de ideias, traçar objetivos, definir focos.
     5° hábito: Bons profissionais usam o poder do medo e das pressões, enquanto excelentes usam o poder de elogio.
      Vivem esse pensamento: quem não sabe elogiar não é digno de elogio. Sabem que seus funcionários não são seus servos, mas seus parceiros. Excelentes profissionais sabem que liderança e carisma não dependem da cultura lógica, acadêmica. Há pessoas cultissímas, mas que são intragáveis, enquanto que há pessoas simples que são intensamente atraentes.
      Muitos universitários estão se formando, mas saem para conviver com máquinas e animais, mas não com pessoas e nem com seus conflitos.
     Só fazem p trivial, só realizam o esperado. Não surpreendem, não arrebatam, não encantam, não motivam. Não entendem que aprender a pensar e a surpreender vele mais que muitos diplomas."
Augusto Cury

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