Para relembrar a recente vinda do “guru” ao Brasil, o Portal HSM traz os principais insights dele, apontados pelo presidente do Grupo Troiano
1º Mandamento: Precisamos entender que a comunicação integrada de marketing é
fundamental e desafiadora. O Brasil ainda não tem grandes “maestros” que
saibam integrar essa comunicação de fato.
2º Mandamento: O marketing é essencialmente uma conexão de pessoas com outras pessoas.
Daí vem a força das marcas regionais, do mercado local. Cabe ao
profissional de marketing tornar essas mensagens aplicáveis ao mercado
nacional.
3º Mandamento: É importante entender que as marcas têm raízes, mas que é preciso
preservar o essencial em busca do novo. Isso é inovação de marca.
4º Mandamento: Crie métricas para avaliar sua marca e invista na criação de modelos
capazes de inovar. Faça periodicamente cálculos de valor da marca.
5º Mandamento: O importante para uma empresa não é o que ela faz ou o que ela vende e
sim o porquê ela faz. O propósito é a razão de ser de uma empresa –
engaja pessoas, alinha projetos e gera resultados.
6º Mandamento: Não existe possibilidade de construir qualquer marca forte se isso não
começar dentro de sua empresa. Colaboradores devem estar convencidos do
valor de sua marca, devem estar engajados e serem multiplicadores dessa
valorização.
7º Mandamento: O consumidor não é tão simples quanto parece. Por isso, se preocupe em
conhecê-lo cada vez mais e melhor. Se a sua empresa colabora para
aumentar a autoestima do seu cliente, ele estará cada vez mais próximo
de você.
8º Mandamento: Ao realizar uma pesquisa, despreze sempre a primeira resposta. Estimule a
conversa. É importante falar com o consumidor sempre. E a tecnologia
contribui para essa interação.
9º Mandamento: Empresas que olham para a classe C devem saber que ela é conservadora e
tem características próprias. Crie produtos direcionados a esse público,
ao invés de baratear os já existentes.
10º Mandamento: Crie uma plataforma de desenvolvimento de novos produtos sob a mesma marca. Associe-os à marca e, com isso, agregue valor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário