Uma profissão que vem ganhando espaço no mercado de trabalho brasileiro nos últimos anos. Uma atividade que tem grande importância devido ao serviço que presta para as empresas, sendo conhecida como uma verdadeira arma contra o mau atendimento. Estamos falando do cliente oculto (também conhecido como cliente fantasma ou cliente misterioso).
Em geral, a empresa que contrata um
cliente oculto, que pode atuar em setores como indústria, serviços,
varejo etc., está procurando aprimorar ainda mais a sua prestação de
serviços e aumentar a satisfação de seus clientes. Ela necessita de uma
observação mais detalhada, in loco, daquilo que seus
funcionários estão fazendo para melhor atender seus clientes, e para
isso precisam que pessoas fiquem de olho o tempo todo, relatando as
impressões percebidas nas lojas. E é aí que entra o cliente oculto.
O que é o cliente oculto?
Cliente oculto é a
denominação que se dá a uma pessoa contratada por uma empresa,
geralmente de médio e grande porte, para prestar serviços de
“espionagem”, digamos assim, sobre os produtos e serviços oferecidos
pela empresa a seus clientes.
Explicando melhor, o cliente oculto
recebe treinamento especializado e remuneração (em média, de R$ 50,00 a
R$ 500,00 por dia, dependendo do serviço) para visitar lojas e
experimentar os produtos e serviços oferecidos pela empresa que o
contratou, com a finalidade de avaliar a qualidade do que está sendo
feito nas lojas. Em determinadas ocasiões, situações são criadas para
testar o poder de adaptação dos funcionários da empresa, por exemplo.
A idéia é quase de espionagem mesmo, uma
vez que os funcionários não sabem que estão sendo avaliados naquele
momento. Este tipo de observação do trabalho dos atendentes visa
pegá-los de surpresa, no seu dia-a-dia, sem máscaras ou maquiagem
daquilo que é praticado, comum em dias de inspeção anunciada. Este
serviço pode ser feito em restaurantes, hotéis, concessionárias de
veículos, lojas de fast-food, cinemas etc.
Posteriormente à observação in loco, o cliente oculto
elabora um relatório altamente detalhado sobre tudo o que viu e
percebeu pessoalmente, e entrega para a empresa contratante. Esta, por
sua vez, criará um mapa daquilo que foi relatado e deve ser melhorado,
bem como os pontos fortes que devem ser reforçados. Neste relatório deve
constar informações verdadeiras e precisas sobre cada serviço
analisado, avaliando aspectos como:
- atendimento dos funcionáriosa (simpatia, presteza, educação etc.);
- conhecimento do produto oferecido;
- emprenho para fechar a venda;
- domínio das técnicas de venda e negociaçao;
- temperatura da comida e bebida;
- limpeza do ambiente de trabalho;
- demora no atendimento etc.
O objetivo principal do serviço de cliente oculto
está ligado ao desenvolvimento dos profissionais que atuam diretamente
com os clientes de uma empresa, auxiliando-os a criar uma melhor postura
de trabalho, ampliando seus conhecimentos dos produtos ofertados e das
atitudes que proporcionam uma boa experiência de consumo aos clientes,
fidelizando-os e fazendo com que retornem sempre que possível.
Fonte: http://www.sobreadministracao.com/cliente-oculto-saiba-tudo-sobre-esta-nova-profissao/
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