O termo “SWOT” é um acrônimo das palavras Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats que significam respectivamente: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
A análise SWOT é uma ferramenta de gestão bastante difundida no meio empresarial para o estudo
do ambiente interno e externo da empresa através da identificação e
análise dos pontos fortes e fracos da organização e das oportunidades e
ameaças às quais ela esta exposta. Apesar de parecer simples, esse
método se mostra bastante eficaz na identificação dos fatores que
influenciam no funcionamento da organização fornecendo informações
bastante úteis no processo de planejamento estratégico.
Pode-se dividir a análise SWOT em duas partes: a análise do ambiente
interno, onde serão identificados os pontos fortes e os fracos, e a
análise do ambiente externo, onde estão as ameaças e as oportunidades.
O ambiente interno da empresa
é formado pelo conjunto de recursos físicos, humanos e financeiros,
entre outros, sobre os quais é possível exercer controle, pois resultam
das estratégias definidas pelos gestores. Nesse ambiente é possível
identificar os pontos fortes, correspondentes aos recursos e capacidades
que juntos se transformam em uma vantagem competitiva para a empresa em
relação aos seus concorrentes, e os pontos fracos que são as
deficiências que a empresa apresenta em comparação com os mesmos pontos
dos seus concorrentes atuais ou em potencial.
Já o ambiente externo é composto por fatores que existem fora
dos limites da organização, mas que de alguma forma exercem influência
sobre ela. Este é um ambiente sobre o qual não há controle, mas que deve
ser monitorado continuamente, pois constitui base fundamental para o planejamento
estratégico. A análise do ambiente externo é comumente dividida em
fatores macro-ambientais (questões demográficas, políticas, econômicas,
tecnológicas e etc.) e fatores micro-ambientais (consumidores,
parceiros, fornecedores e etc.) que devem ser constantemente
acompanhados, antes e após o delineamento das estratégias da empresa.
Desta forma, através deste acompanhamento será possível identificar em
tempo hábil as oportunidades e as ameaças que se apresentam, pois
considerando que os fatores externos influenciam de forma homogênea
todas as empresas que atuam em um mesmo mercado alvo, só aquelas que
conseguirem identificar as mudanças e tiverem agilidade para se adaptar é
que conseguirão tirar melhor proveito das oportunidades e que menos
danos sofrerão com as ameaças.
Deve-se destacar que esta é uma análise bastante subjetiva, pois
parte da proposta de se identificar os pontos negativos do objeto de
análise e transformá-los em positivos, portanto, deve-se observar que um
dos critérios para uma análise bem sucedida é que ela seja especifica,
ou seja, tenha um direcionamento claro e objetivo, seja para a área de
marketing, financeira, de recursos humanos ou outra.
www.infoescola.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário