Marca de chocolate lançou versões específicas para meninos e meninas. Empresa diz seguir legislação e os mais rigorosos princípios éticos.
Após ser alvo de uma série de críticas nas redes sociais e de ser
chamada de "sexista", a Ferrero, fabricante do Kinder Ovo, afirmou nesta
terça-feira (12) que o lançamento de versões específicas do chocolate
para meninos e meninas foram baseadas em pesquisas feitas com mães e
crianças, e criadas para atender às preferências dos consumidores.
"Em relação aos diferentes pontos de vista sobre o lançamento de Kinder
Ovo – Meninos e Meninas, a Ferrero reconhece e respeita a diversidade
de opiniões", afirmou a empresa, em comunicado. "O desenvolvimento de
nossos produtos segue as mais restritivas e exigentes legislações de
segurança e os mais rigorosos princípios éticos", acrescentou.
Nesta Páscoa, a empresa apostou pela primeira vez em ovos nas cores
rosa e azul, e com os dizeres "meninas" e "meninos" na embalagem, com
brinquedos específicos para cada um dos gêneros. A divisão dos chocolates em versões para meninos e para meninas dividiu
opiniões e provocou polêmica entre consumidores e feministas que usaram
as redes sociais para protestar.
“Kinder Ovo, além de caro, é sexista", acusava o post publicado na página do Facebook "Moça, você é machista" e compartilhado por mais de 500 internautas. Até uma campanha de "repúdio à ação sexista de Páscoa" chegou a ser
iniciado no site Avaaz.org. Até às 19h desta terça-feira, o
abaixo-assinado tinha mais de 540 adesões. Consumidores também protestaram na fanpage da marca, acusando a empresa de promover "segregação ridícula". Na tarde de segunda-feira (11), o tópico "Kinder Ovo" chegou a ficar
entre a 10 mais citados no Twitter no Brasil, mas com muitas das
mensagens também criticando aqueles que estavam criticando a marca.
Em resposta às críticas, a marca postou em sua página no facebook uma
mensagem dizendo que a nova coleção de Kinder Ovo não foi desenvolvida
pensando em fazer alguma diferença entre os gêneros. "Ela trata-se de
uma linha nova de surpresas e de qualquer forma, continuamos produzindo
brinquedos universais que são tanto para meninos quanto para meninas",
disse a empresa. Procurada pelo G1, a Ferrero informou que versões
específicas de produtos para meninos e para meninas já foram lançadas
pelas empresas em outros países e pela primeira vez foi a divisão foi
adotada no mercado brasileiro. A empresa não informou, no entanto, se
nos outros países também foi impresso os dizeres "meninos" e "meninas"
nas embalagens.
Fonte: http://g1.globo.com

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