Nascido a 29 de julho de 1841 em Istambul e falecido a 19 de novembro de 1925 em Paris, formou-se em Engenharia de Minas pela École Nationale Supérieure des Mines em Saint-Étienne. Com 19 anos começou a trabalhar como engenheiro de minas na Compagnie de Commentry-Fourchambeau-Decazeville em Commentry (veja fotos da época no menu Imagens deste site)
que se encontrava a beira da falência. Em decorrência de seu trabalho
como gestor, onde levou a empresa a um novo patamar de resutados, foi
promovido a diretor em 1888, quando a empresa já contava com cerca de
1000 funcionários, e manteve-se na posição até 1918.
Como
resultado de suas experiências como gestor à frente da empresa, uma das
maiores da França à sua época, publicou em 191 seu livro
"Administration Industrielle et Générale" um dos marcos da história do
pensamento administrativo.
O autor foi o pai da teoria da gestão, na realidade, ele foi uma das
primeiras pessoas que analisou a atividade empresarial e as principais
atividades que cercam a gestão, como o planejamento, o controle, a
coordenação, a organização, dentre outros. Por tudo isso, Jules Fayol se
tornou um teórico clássico da Administração, fundando, dessa forma, a
Teoria Clássica da Administração, por onde foi reconhecido (para sempre)
no mundo inteiro.
O autor foi responsável por fundar o Centro de Estudos Administrativos.
Esse centro reunia pessoas que estavam interessadas em administração,
seja de negócios comerciais, industriais ou governamentais. O propósito
desse centro era reunir pessoas interessadas para contribuírem com a
criação e divulgação das teorias administrativas. Luther Guilicj, Oliver
Sheldon, Lyndal F. Urwich e James d. Mooney são alguns dos nomes dos
seguidores do centro.O francês Henri Fayol foi dos
primeiros a analisar a natureza da atividade empresarial e a definir as
principais atividades do gestor: planear; organizar; comandar;
coordenar; e controlar. Fez a ligação entre a estratégia e a teoria
empresarial e sublinhou a necessidade de aprofundar a gestão e cultivar
qualidades de liderança. Fayol defendia que os mesmos princípios podiam
ser aplicados em empresas de dimensões diferentes e de todo o tipo -
industriais, comerciais, governamentais, políticas ou mesmo religiosas. O
autor refinou suas conclusões teoricas para chegar a 14 princípios
gerais sobre gestão, que serviram como base para muitos autores
subsequêntes elaborarem suas próprias propostas.
• Princípios da administração
Fayol dizia que a administração é
diferente das outras funções e, por isso, criou 14 princípios que devem
ser aplicados a gestão e são de imensa necessidade para o gestor:
- Unidade de direção
- Unidade de comando;
- Disciplina;
- Autoridade e responsabilidade;
- Divisão do Trabalho
- Subordinação dos interesses individuais aos da organização;
- Remuneração do pessoal (justa e garantida);
- Centralização (da autoridade no nível superior);
- Ordem
- Cadeia
- Equidade;
- Estabilidade do pessoal;
- Iniciativa;
- Espírito de equipe.
• Funções do administrador
Continuando a sua Teoria sobre a
Administração, Henry Fayol ainda destacou quais devem ser as
responsabilidades do gestor, ou melhor, quais as funções:
O pai da Teoria da Administração definiu que são cinco as funções:
O pai da Teoria da Administração definiu que são cinco as funções:
- Prever e planejar (prévoir – nessa função, o administrador deve fazer uma previsão das possíveis situações de sua empresa)
- Organizar (organiser – o gestor é responsável pelo organismo material e social da empresa)
- Comandar (commander – o gestor sempre deve estar pronto para dirigir e orientar a sua organização)
- Coordenar (coordonner – O gestor deve estar pronto para harmonizar os conflitos de gestão)
- Controlar (contrôler – o gestor, acima de todos, deve estar atento às normas para que sejam seguidas pela organização
- Organizar (organiser – o gestor é responsável pelo organismo material e social da empresa)
- Comandar (commander – o gestor sempre deve estar pronto para dirigir e orientar a sua organização)
- Coordenar (coordonner – O gestor deve estar pronto para harmonizar os conflitos de gestão)
- Controlar (contrôler – o gestor, acima de todos, deve estar atento às normas para que sejam seguidas pela organização
Frases de Henri Fayol
Henri Fayol ficou conhecido como o pai
da teoria da Administração, por isso, suas frases são sempre lembradas
para revelar os pensamentos do autor sobre gestão e administração:
- "Administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar"
- "Coordenar é ligar, unir e harmonizar todos os atos e todos os reforços."
- "Administrar significa olhar à frente."
- "Dirigir é conduzir a empresa, tendo em vista os fins visados, procurando obter as maiores vantagens possíveis de todos os recursos de que ela dispõe."
- "A harmonia e a união das pessoas de uma empresa são grande fonte de vitalidade para ela. É necessário, pois, realizar esforços para estabelecê-la."
- "Controlar é velar para que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas."
- "A primeira condição inerente ao chefe de uma grande empresa é a de ser bom administrador."
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