Translate

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Nascimento histórico: 29 de julho - Jules Henri Fayol - pai da Teoria Clássica da Administração

 
Nascido a 29 de julho de 1841 em Istambul e falecido a 19 de novembro de 1925 em Paris, formou-se em Engenharia de Minas pela École Nationale Supérieure des Mines em Saint-Étienne. Com 19 anos começou a trabalhar como engenheiro de minas na Compagnie de Commentry-Fourchambeau-Decazeville em Commentry (veja fotos da época no menu Imagens deste site) que se encontrava a beira da falência. Em decorrência de seu trabalho como gestor, onde levou a empresa a um novo patamar de resutados, foi promovido a diretor em 1888, quando a empresa já contava com cerca de 1000 funcionários, e manteve-se na posição até 1918.
Como resultado de suas experiências como gestor à frente da empresa, uma das maiores da França à sua época, publicou em 191 seu livro "Administration Industrielle et Générale" um dos marcos da história do pensamento administrativo. 
O autor foi o pai da teoria da gestão, na realidade, ele foi uma das primeiras pessoas que analisou a atividade empresarial e as principais atividades que cercam a gestão, como o planejamento, o controle, a coordenação, a organização, dentre outros. Por tudo isso, Jules Fayol se tornou um teórico clássico da Administração, fundando, dessa forma, a Teoria Clássica da Administração, por onde foi reconhecido (para sempre) no mundo inteiro.
O autor foi responsável por fundar o Centro de Estudos Administrativos. Esse centro reunia pessoas que estavam interessadas em administração, seja de negócios comerciais, industriais ou governamentais. O propósito desse centro era reunir pessoas interessadas para contribuírem com a criação e divulgação das teorias administrativas. Luther Guilicj, Oliver Sheldon, Lyndal F. Urwich e James d. Mooney são alguns dos nomes dos seguidores do centro.O francês Henri Fayol foi dos primeiros a analisar a natureza da atividade empresarial e a definir as principais atividades do gestor: planear; organizar; comandar; coordenar; e controlar. Fez a ligação entre a estratégia e a teoria empresarial e sublinhou a necessidade de aprofundar a gestão e cultivar qualidades de liderança. Fayol defendia que os mesmos princípios podiam ser aplicados em empresas de dimensões diferentes e de todo o tipo - industriais, comerciais, governamentais, políticas ou mesmo religiosas. O autor refinou suas conclusões teoricas para chegar a 14 princípios gerais sobre gestão, que serviram como base para muitos autores subsequêntes elaborarem suas próprias propostas.
 
Princípios da administração
Fayol dizia que a administração é diferente das outras funções e, por isso, criou 14 princípios que devem ser aplicados a gestão e são de imensa necessidade para o gestor:
  1. Unidade de direção
  2. Unidade de comando;
  3. Disciplina;
  4. Autoridade e responsabilidade;
  5. Divisão do Trabalho
  6. Subordinação dos interesses individuais aos da organização;
  7. Remuneração do pessoal (justa e garantida);
  8. Centralização (da autoridade no nível superior);
  9. Ordem
  10. Cadeia
  11. Equidade;
  12. Estabilidade do pessoal;
  13. Iniciativa;
  14. Espírito de equipe.
Funções do administrador
Continuando a sua Teoria sobre a Administração, Henry Fayol ainda destacou quais devem ser as responsabilidades do gestor, ou melhor, quais as funções:
O pai da Teoria da Administração definiu que são cinco as funções:
- Prever e planejar (prévoir – nessa função, o administrador deve fazer uma previsão das possíveis situações de sua empresa)
- Organizar (organiser – o gestor é responsável pelo organismo material e social da empresa)
- Comandar (commander – o gestor sempre deve estar pronto para dirigir e orientar a sua organização)
- Coordenar (coordonner – O gestor deve estar pronto para harmonizar os conflitos de gestão)
- Controlar (contrôler – o gestor, acima de todos, deve estar atento às normas para que sejam seguidas pela organização
 
Frases de Henri Fayol
Henri Fayol ficou conhecido como o pai da teoria da Administração, por isso, suas frases são sempre lembradas para revelar os pensamentos do autor sobre gestão e administração:
  • "Administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar"
  • "Coordenar é ligar, unir e harmonizar todos os atos e todos os reforços."
  • "Administrar significa olhar à frente."
  • "Dirigir é conduzir a empresa, tendo em vista os fins visados, procurando obter as maiores vantagens possíveis de todos os recursos de que ela dispõe."
  • "A harmonia e a união das pessoas de uma empresa são grande fonte de vitalidade para ela. É necessário, pois, realizar esforços para estabelecê-la."
  • "Controlar é velar para que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas."
  • "A primeira condição inerente ao chefe de uma grande empresa é a de ser bom administrador."
 
www.historiadaadministracao.com.br
www.portal-gestao.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário