Estresse é uma combinação de reações fisiológicas e comportamentais apresentadas por uma pessoa quando se sente ameaçado ou desafiado, sendo um processo dinâmico que se manifesta por meio de sintomas físicos, psicológicos e comportamentais.
Estresse é uma combinação de reações fisiológicas e comportamentais
apresentadas por uma pessoa quando se sente ameaçado ou desafiado, sendo
um processo dinâmico que se manifesta por meio de sintomas físicos,
psicológicos e comportamentais. Estudos afirmam que 50% a 80% das
doenças possuem fundo psicossomático ou estão relacionadas a altos
níveis de estresse.
E a conseqüência destes motivos dentro das organizações é o que
chamamos de estresse ocupacional, que nada mais é do que o estresse
sofrido pelo indivíduo dentro do ambiente de trabalho. Esta doença pode
ser causada pela presença de agentes agressivos como riscos das
atividades executadas ou sobrecargas de serviços rotineiros, além do
assédio moral. Outros fatores que também influenciam este comportamento é
a falta de uma comunicação eficaz dos gestores com seus colaboradores,
tarefas excessivamentes monótonas e repetitivas ou a falta de desafios
intelectuais para as pessoas. Outro ponto de atenção é a insegurança dos
profissionais nos seus postos de trabalho, pois não existe nas empresas
nenhuma segurança de que seu emprego está garantido.
Todos estes itens relacionados tornam o indivíduo oprimido no
ambiente de trabalho, daí a importância do gestor em estar procurando
minimizar o impacto que determinadas atividades ou o ambiente podem
exercer sobre uma pessoa. Para se evitar estes obstáculos vem à
importância no estudo do perfil do funcionário e o da função, que devem
ser muito bem analisados antes da contração, para poder colocar a pessoa
certa no lugar certo, evitando assim problemas futuros para as partes.
Quando uma pessoa começa a apresentar um quadro de estresse
ocupacional ele demonstra alguns sintomas físicos como falta de
concentração, indecisão, esquecimento, sensibilidade para críticas e
atitudes rígidas. Por outro lado ele também demonstra alguns distúrbios
emocionais como medo, ansiedade, excitação, nervosismo, tensão,
irritabilidade, raiva, hostilidade, tristeza, vergonha, mau humor,
solidão, ciúme, sentimento de insatisfação e falta de interesse.
O reflexo de todos estes sintomas recai brutalmente na organização,
pois tem como conseqüência o aumento do absenteísmo, o crescimento do
índice de evasão, a baixa de qualidade no trabalho, aumento dos
conflitos interpessoais e a insatisfação dos colaboradores, além da
diminuição da produtividade e baixo rendimento.
As organizações podem ajudar e muito a minimizar o estresse
ocupacional, melhorando a relação do trabalho com as pessoas,
proporcionando treinamentos e tempo adequado tanto para o aprendizado
quanto para a execução das atividades, fornecer uma descrição clara e
precisa sobre o que deve ser executado pelo colaborador, quais são suas
rotinas e o seu impacto para o fluxo produtivo. Isso porque o
trabalhador precisa se sentir como parte do processo, não apenas como
mais um posto de trabalho. Eliminar ou diminuir exposições físicas
prejudiciais à saúde como ruídos excessivos, substâncias tóxicas e
outros fatores ambientais também são pontos de atenção a serem
analisados.
O que precisa ser avaliado pelos gestores é a sua relação com seus
subordinados, pois é um contato direto e diário que merece ter uma boa
sintonia entre as partes. Por isso que uma boa comunicação é um item
importante que gera confiabilidade e credibilidade, que ajuda no dia a
dia do trabalho e evita distorções de entendimento em determinadas
situações. Também dentro da comunicação o gestor precisa ouvir com
respeito e serenidade os questionamentos dos funcionários e se possível
apresentar respostas concretas que possam agregar valor aquilo que o
indivíduo esta indagando ou sugerindo.
Por estes motivos que o investimento na Qualidade de Vida do Trabalho
(QVT) vem sendo ponto chave para as empresas, pois esta ferramenta
ajuda as partes a terem um relacionamento mais aberto e dinâmico,
fazendo com que os impactos do trabalho sejam amenizados. Programas de
vacinação, leitura, jogos, confraternizações e trabalhos laborais são
formas de se fazer esta interação, deixando os funcionários e seus
familiares mais a vontade em relação à empresa, tendo como conseqüência
um melhor rendimento na execução de suas tarefas.
A responsabilidade social de uma empresa é muito importante para seus
colaboradores e a comunidade, pois trás uma importância positiva sobre a
vida dos indivíduos, tanto dentro como fora da empresa, por isto que o
QVT está ligado à promoção do conceito de Trabalho Saudável, e implica
na redução da tensão mental e do estresse entre os indivíduos.
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