Translate

segunda-feira, 18 de março de 2013

Para minimizar os impactos da seca: Agricultores recorrem ao ecoturismo na seca

        A prefeitura do município Senador Pompeu-Ceará, e a  Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Ceará (Ematerce) acabam de criar uma parceria diferente entre técnicos de campo e trabalhadores rurais.    

    Apostando no ecoturismo como fonte econômica para manutenção do homem no campo, o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta e o prefeito da pequena cidade desmembrada de Senador Pompeu, Expedito José do Nascimento, resolveram unir forças no novo modelo de assistência rural. A equipe do núcleo de Turismo Rural da Ematerce Sertão Central já está elaborando um projeto para viabilização da sustentabilidade dos agricultores através do turismo ecológico, aproveitando o potencial existente naquele Município do Sertão Central.

      Segundo o presidente da Ematerce, a ideia surgiu a partir da preocupação do gestor municipal de Piquet Carneiro com a falta de emprego no setor rural, principalmente por conta de estar sofrendo com a seca inclemente, no Nordeste brasileiro. Antenados com a perspectiva de remodelar o conceito de desenvolvimento rural sustentável, o prefeito e ele resolveram buscar alternativas viáveis. Dentre as primeiras metas estão a construção e manutenção de trilhas de ecoturismo, fortalecendo a educação ambiental. Mas primeiro será necessário realizar o mapeamento das potencialidades do Município. O prefeito também vê a proposta como chance de atração de investimentos através de parcerias públicas e privadas, para implantação de equipamentos, que tragam o turista para conhecer os atrativos do setor rural.
      
        Interesse dos investidores
 
       Entre esses atrativos estão as antigas fazendas de criar gado, a biodiversidade da região, composta por serra e sertão, além de contar com um grande potencial para o turismo de aventura, com escaladas e caminhadas por trilhas em matas nativas, cavalgadas, motocross, voo livre e parapente. Considerado relativamente novo, o Município emancipado de Senador Pompeu, em 12 de junho de 1957, ainda falta ser explorado, acrescenta Expedito do Nascimento.
       Sobre a parceria o prefeito do município acrescenta: "Minha maior preocupação é gerar emprego para manter o homem no campo; temos trabalhado para fortalecer as ações com oferta de infraestrutura básica, que junto ao emprego vai assegurar uma vida melhor para os conterrâneos"

Replicar a ideia: Fica a dica!
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário