A avaliação de desempenho é uma técnica utilizada por empresas para promover e orientar o seu quadro de pessoal, visando evitar a censura ou busca por culpados. Ela pode ser individual ou em equipe, cada empresa opta por um determinado tipo de sistema avaliativo, sendo aquele que mais se adeque aos seus objetivos, a política de pesssoas e aos cargos envolvidos. Através da mesma é possível identificar quais os pontos a serem melhorados e quais estão obtendo um feedback eficaz.
A avaliação 360 graus é um método de avaliação de desempenho novo, porém já é muito utilizado pelas empresas, o mesmo visa para a contribuição do desenvolvimento de competências dos colaboradores. Ela pode ser caracterizada como uma técnica da gestão estratégica de pessoas.
Também denominada como Feedback 360 Graus, Feedback com Múltiplas Fontes, e Avaliação Multivisão, a avaliação 360 graus é aquela onde o colaborador recebe feedbacks
simultâneos de diversas fontes ao seu redor (por isso a caracterização de 360º). O mesmo pode ser avaliado por pelos componentes de sua equipe, por superiores, por subordinados,
clientes internos e até mesmo os externos. Neste tipo de avaliação é considerada
também a autoavaliação, ou seja, as interpretações que o próprio colaborador faz de si mesmo.
Esta avaliação pode ser feita por meio de questionários específicos, nos quais descrevem comportamentos e competências considerados importantes para a empresa, uma vez que isso server para facilitar o alcance de seus objetivos
estratégicos. Este método é o mais adequado
para situacionar o colaborador em relação às competências desejadas pela
organização.
O resultado final da Avaliação 360 graus deverá
apresentar as informações necessárias para a identificação de
oportunidades de melhoria no desempenho do funcionário. Oferecendo dados
para a elaboração de um plano de ação em relação às melhorias
individuais e, também, da organização. Os resultados são
confidenciais, o colaborador terá acesso apenas ao resultado final da
avaliação, porém não saberá quem o avaliou.
Desta forma, o avaliado utiliza os feedbacks recebidos
na avaliação para guiar o seu desenvolvimento profissional,
principalmente no que se refere a competências e comportamentos de
liderança percebidos como essenciais pela empresa em que trabalha.
A implantação da avaliação de desempenho 360 graus, através de sua visão geral dos stakeholders
ao redor do funcionário, facilita a identificação de qualidades do
colaborador que muitas vezes não são destacadas pelos seus pares de
trabalho, bem como as necessidades de melhoria pouco discutidas por seus
superiores, por exemplo.
E após implementar as ações de melhoria
individuais e coletivas, a equipe se fortalece, os indivíduos trabalham
melhor e a empresa ganha colaboradores com desempenho acima do esperado.
Todos ganham muito quando se avaliam os colaboradores desta forma.
Fonte c/ adaptações:
http://www.sebrae.com.br
http://www.sobreadministracao.com
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