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terça-feira, 26 de novembro de 2013

Avaliação 360 graus

        A avaliação de desempenho é uma técnica utilizada por empresas para promover e orientar o seu quadro de pessoal, visando evitar a censura ou busca por culpados. Ela pode ser individual ou  em equipe, cada empresa opta por um determinado tipo de sistema avaliativo, sendo aquele que mais se adeque aos seus objetivos, a política de pesssoas e aos cargos envolvidos. Através da mesma é possível identificar quais os pontos a serem melhorados e quais estão obtendo um feedback eficaz.


       A avaliação 360 graus é um método de avaliação de desempenho novo, porém já é muito utilizado pelas empresas, o mesmo visa para a contribuição do desenvolvimento de competências dos colaboradores. Ela pode ser caracterizada como uma técnica da gestão estratégica de pessoas.
       Também denominada como Feedback 360 Graus, Feedback com Múltiplas Fontes, e Avaliação Multivisão, a avaliação 360 graus é aquela onde o colaborador recebe feedbacks simultâneos de diversas fontes ao seu redor (por isso a caracterização de 360º). O mesmo pode ser avaliado por pelos componentes de sua equipe, por superiores, por subordinados, clientes internos e até mesmo os externos. Neste tipo de avaliação é considerada também a autoavaliação, ou seja, as interpretações que o próprio colaborador faz de si mesmo.


        Esta avaliação pode ser  feita por meio de questionários específicos, nos quais descrevem comportamentos e competências considerados importantes para a empresa, uma vez que isso server para facilitar o alcance de seus objetivos estratégicos. Este método é o mais adequado para situacionar o colaborador em relação às competências desejadas pela organização.
        O resultado final da Avaliação 360 graus deverá apresentar as informações necessárias para a identificação de oportunidades de melhoria no desempenho do funcionário. Oferecendo dados para a elaboração de um plano de ação em relação às melhorias individuais e, também, da organização. Os resultados são confidenciais, o colaborador terá acesso apenas ao resultado final da avaliação, porém não saberá quem o avaliou.
       Desta forma, o avaliado utiliza os feedbacks recebidos na avaliação para guiar o seu desenvolvimento profissional, principalmente no que se refere a competências e comportamentos de liderança percebidos como essenciais pela empresa em que trabalha.
      A  implantação da avaliação de desempenho 360 graus, através de sua visão geral dos stakeholders ao redor do funcionário,  facilita a identificação de qualidades do colaborador que muitas vezes não são destacadas pelos seus pares de trabalho, bem como as necessidades de melhoria pouco discutidas por seus superiores, por exemplo.
       E após implementar as ações de melhoria individuais e coletivas, a equipe se fortalece, os indivíduos trabalham melhor e a empresa ganha colaboradores com desempenho acima do esperado. Todos ganham muito quando se avaliam os colaboradores desta forma.

Fonte c/ adaptações:
http://www.sebrae.com.br
http://www.sobreadministracao.com


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